Vertrigo x Windows 7 – Problemas para rodar o Apache e o Mysql

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Quem utiliza o servidor Apache e banco de dados Mysql, podera ter alguns problemas ao migrar do windows xp para o windows 7, no meu caso ocorreram dois erros, o Apache não conseguia utilizar a porta 80 e o Mysql não conseguia utilzar a porta 3306. Após muita pesquisa na internet descobri o seguinte:

Problema 1 (Porta 80 do Apache): O IIS – Internet Information Services parece que vem instalado por padrão no Windows 7 ou por algum motivo foi instalado no meu pc, e utiliza exatamente a porta 80, se você não é programador ASP pode desativa-lo, ou então mudar a porta do Apache para 81 por exemplo, alterando o arquivo httpd.conf de configuração do apache e mudando todas as ocorrências da porta 80 para 81, o problema é que na hora de digitar a url das sua página tem que colocar http://localhost:81/suas paginas e isso é muito ruim na minha opinião. Para desativar o IIS eu achei a solução no Winnext, e transcrevo aqui.

Desativando o IIS e abrindo caminho para o Apache

  • Vá no menu iniciar e clique em Executar ou digite no campo de pesquisa (no caso do Vista/Seven) ou então pressione WinKey+R.
  • Digite services.msc e pressione Enter.
  • Procure por Serviço de Publicação da World Wide Web e clique duas vezes.
  • No menu que desliza em Tipo de inicialização deve estar Automático. Clique e defina como Desativado.
  • Clique em OK e inicie o Apache normalmente.

Bom, no meu caso isso resolveu o problema da porta 80 e liberou o Apache, restou o problema do Mysql.

Problema 2 (Fazer com que o Mysql consiga utilizar a porta 3306): Esse eu descobri por acaso, como toda vez que ia alterar os arquivos de configuração do Apache e do Mysql eu tinha que mudar as permissões para poder gravar e perdia muito tempo com isso, resolvi desativar o Controle de Conta de Usuário do Windows 7 que realmente protege o nosso sistema mas vamos combinar, que ninguém aguenta. Assim que desativei, tentei executar novamento o Mysql e tive a grata surpresa de ele estava funcionando normalmente. Caso queira tentar e não saiba com desativar esse serviço siga os passos abaixo.

  • Vá em Iniciar/Painel de Controle;
  • Clique na opção Contas de Usuários;
  • Clique em Alterar Configurações de Controle de Contas de Usuários;
  • E defina o nível para o mais baixo: Nunca notificar.

No meu caso isso funcionou e espero estar ajudando outros programadores com essa dica.

Um abraço a todos, JOJRPVH – PROGRAMADOR E WEB DESIGNER

  1. JOJRPVH,

    Muito bom o tutorial, você esta de parabéns eu também tive os mesmos problemas e foram resolvidos exatamente assim, só para somar o IIS pode ser alterado através do Painel de Controle>Programas e Recursos>Ativar e Desativar Recursos do Windows … procurar por Serviço de Informação da Internet>Ferramenta de Gerenciamento da Web … e desabilitar o IIS … pronto …. reinicia a máquina.

    Otimo tutorial!

    Abraços.

  2. D matar man …. foi em cima depois d 6h d frustradas tentativas e muita pesquisa axei vc “O SALVADOR” do mew esforço … thanx e muita felicidade e saude mlk.

    abrass

  3. Painel de Controle>Programas e Recursos>Ativar e Desativar Recursos do Windows…
    Microsoft .NET Framework 3.5.1
    Windows Communications foundation HTTP Activation
    Windows Communications foundation Non-HTTP Activation

    e tambem:
    Vc vai precisar desabilitar um arquivo que usa a mesma porta do Apache, e que ja esta em execução e não esta nos processos do windows, o arquivo é o HTTP.sys:

    1) Execute o RegEdit;
    2) Vá até: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\HTTP;
    3) Adicione um DWORD (32-bit) dentro da pasta HTTP;
    4) Nomeie como ‘NoRun’ sem as aspas;
    5) Dê um duplo clique e mude o valor para 1 sem as aspas;
    6)Clique em OK e reinicie o PC
    Agora a porta 80 esta livre para o Apache utiliza-la!

  4. Pode ser que seja o firewall mesmo, porque o ultimo PC em que instalei o vertrigo, só tive que baixar o controle de conta de usuário para nunca notificar e tudo funcionou direitinho. Mas em se falando de windows a teoria do caos funciona direitinho, nem sempre o que funciona pra um… Mas tem outros pacotes o Wamp Server e o EasyPHP mas acho que todos vão precisar de alguma configuração extra, a Microsoft cismou que a gente tem que usar o IIS no windows 7.

  5. Caro colega Jordano. Também trabalho com o vertrigo. Consegui utilizá-lo no win 7 usando o Windows Virtual PC e baixando o xp mode que é para ser utilizado no win 7, criado justamente para corrigir problemas de compatibilidade com o novo sistema operacional. No caso você utiliza o win xp no win 7, aí é só instalar o vertrigo no xp. Estou usando sem problemas. o Windows Virtual PC e o xp mode é só procurar para baixar que encontra.
    Espero ter ajudado.

  6. GALERA DEMOREI PARA FAZER O MEU VERTRIGO RODAR… ATÉ PENSEI EM INSTALAR TUDO SOZINHO MAS NAO ROLOU, ENTAO VERIFIQUEI AS OPÇÕES AVANÇAS DO FIREWALL E DESCOBRI O PQ QUE NAO TAVA INICIALIZANDO O APACHE E MYSQL, SEGUE ABAIXO.

    Painel de Controle => Firewall do Windows => Configurações Avançadas (Menu esquerdo)

    Vá no Item => REGRAS DE ENTRADA => Localize o “Serviços da Word Wide Web (Tráfego HTTP de Enrtrada) , clique com o botão direito em HABILITAR REGRA,

    feche e reinicie o VERTRIGO e libere as requisições do firewall

    GLORIA A DEUS!
    ABRAÇOS

  7. gente, nem fazendo isso tudo e mais um pouco eu consegui salvar do note pad ++ para a pasta www do vertrigo.
    Aparece a mensagem de q nao tenho permissão!
    Porem só há uma conta em meu PC q é a do admin!
    uso a droga do windows 7.

    me ajudem por favor!

  8. Caso você tenha problemas com o vertrigo, informando que a porta 80 esta ocupada, siga os seguintes passos para resolver:
    Painel do controle / programas e recursos / do lado esquerdo -> ativar ou desativar recursos do windows -> aguarde abrir a janela.
    Va até serviços de informação da internet / serviço da wolrd wide web e desative todos os recursos.
    reinicio o computador.

    pronto!

    O vertrigo inicia normalmente!

    Até a proxima!

  9. MUITO BOM E DAQUI A UNS MINUTINHOS O SITE DO MEU HABBO PIRATA SAII AQUIIII

    ESPEREMM
    E CHEIO DE VAGAS POIS SO EU ESTOU E CRIEI AGORINHAAA

  10. Blz, acho que existem várias formas de resolver esse probleminha do windows 7 com o vertrigo, qualquer um que tiver outra solução sobre esse e outros, por favor publique aqui.

  11. Esse site é ótimo!!
    Foi um pouquinho dificil pra achar no windows 7 pq eu tva acustumada com o xp, mas realmente essas dicas funcionaram!
    Parabens pelo post e obrigada por me tirar dessa ahuuahuah

  12. Estou Tentando extrair os arquivos No Vertrigo mais não estou conseguindo , Pois não aparece a opção – oque eu fasso?

  13. Boa noite Lucas, você deve ter baixado uma versão para LINUX do vertrigo, pois a versão para windows é um executável de instalação, não precisa extrair nada. Abs. Jr.

  14. Não estou conseguindo colocar o apache pra escutar a porta 80 eu uso o xampp. Eu ja tentei o metodo de ir nos registros do windows e tambem esse seu, porem no seu metodo eu nao consigo achar “Serviço de Publicação da World Wide Web” no services.msc, alguem teria alguma sugestao??
    Grato.

  15. Vc pode me passar o dowload Do vertrigoServ q ja vem com as pastas , pois o que eu baixo eu instalo e não estão as pastas só o Vertrigo*
    Grato * Abraços*

  16. quando eu edito no bloco de notas o .conf e salvo, ele abre como se fosse para salvar como, quando eu vou salvar ele pede para substituir, quando eu coloco para substituir ele da acesso negado, como posso resolver este problema?

    obrigado desde já

  17. Você alterou Configurações de Controle de Contas de Usuários para o nível mais baixo? Porque no meu pc abre normal para salvar. Outra coisa, eu uso a opção config files clicando com o botão da direita no icone do vertrigo que aparece perto do relógio do windows não sei se isso muda alguma coisa, mas funciona comigo. Abs. Jr.

  18. cara no windows 7 n achei isso de usuários pra baixar mais baixo seja mais especifico!!

    me ajude ae preciso estalar a mysql

  19. Oi erick to viajando cara, ai ta difícil de ter um bom acesso a internet, assim que chegar em pvh te passo o arquivo zipado para você instalar. Abs. Jr

  20. Ei man acontece que fis tudo que falo aki no forum e nada, nada adiantou nao consigo abrir o meu apache, ja tentei trocar a porta e nao adiantou ele fica em 80 do mesmo geito, man ajuda ae cara eu tenho windows vista ultimate 86x(32bits), man ajuda aeee!!!

  21. Pois é John, esses dias fui instalar o vertrigo no computador de um cliente e tive o mesmo problema, ele estava com o windows 7, utilizei tudo que coloquei aqui no blog e não deu certo, ai usei a dica do Murk, só que com o seguinte detalhe, primeiro eu desinstalei o vertrigo ai fiz as alterações que ele indicou depois instalei novamente e funcionou direitinho.

    Ai vão as dicas do Murk.

    Painel de Controle>Programas e Recursos>Ativar e Desativar Recursos do Windows…
    Microsoft .NET Framework 3.5.1
    Windows Communications foundation HTTP Activation
    Windows Communications foundation Non-HTTP Activation
    e tambem:
    Vc vai precisar desabilitar um arquivo que usa a mesma porta do Apache, e que ja esta em execução e não esta nos processos do windows, o arquivo é o HTTP.sys:
    1) Execute o RegEdit;
    2) Vá até: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\HTTP;
    3) Adicione um DWORD (32-bit) dentro da pasta HTTP;
    4) Nomeie como ‘NoRun’ sem as aspas;
    5) Dê um duplo clique e mude o valor para 1 sem as aspas;
    6)Clique em OK e reinicie o PC
    Agora a porta 80 esta livre para o Apache utiliza-la!

    Depois se ainda der algum problema, você tenta mudar a porta do apache para 8080 só que tem que lembrar de no endereço da página que você for abrir colocar assim http://localhost/pastadapagina/:8080 para poder funcionar. Caso não dê certo a gente continua tentando. Abs. Jr.

  22. Olá a todos!
    Estou com o grande problema, e peço ajuda de todos que puderem me ajudar.
    Seguinte:

    Instalei o Vertrigo Serv em meu Servidor Local (Win 7), segui o tutorial mas não deu certo pra mim.
    Fui em serviços e não achei o “Serviço de Publicação da World Wide Web”.
    Então resolvi trocar as port 80 por 81 como foi explicado, tb não obtive resultado.

    O Mysql tb foi sem sucesso coloquei lá “Nunca notificar”, mas não deu certo.

    Por favor peço um dica! o que eu posso fazer.
    Desde já agradeço!

  23. já tentei de tudo e aparece a mesma mensagem (use ” ativar ou desativar recurso do windows ” no painel de controle para instalar ou configurar Microsoft.NET framework 3.5 porfavor alg me ajuda a resolver esse problema ja fiz de tudo

  24. Tentei fazer tudo o q colocaram acima, mas nada deu certo, se alguém de vocês tiver o Team Viewer instalado, pra tentar fazer funcionar pra mim, eu agradeço!

  25. Olá a todos, depois de muito tentar, resolvi instalar o vertrigo numa pasta fora de arquivos de programas. No meu caso instalei em outra partição F: e funcionou como um milagre. Tentei a tuto de vocês mas não conseguir.

    Abraço a todos e espero que minha dica funcione para outros.

  26. Pois é Janey, o windows tem dessas coisas, o que funciona pra uns não funciona pra outros, por isso é legal que todos que conseguirem alguma solução como você, postem a sua experiência. Obrigado pela contribuição. Jr.

  27. Pessoal no meu caso resolvi da seguinte forma:

    Desabilitei as notificações de configurações de controle de conta de usuário.
    Caminho: Painel de Controle\Todos os Itens do Painel de Controle\Contas de Usuário.
    No meu caso já tinha instalado no meu PC uma outra versão do My SQL que estava usando a porta 3306, desativei a inicialização do serviço Mysql56, caminho executar service.msc e tudo esta funcionando agora.

    Fica a dica.

  28. Galera, fiz os seguintes passos para remover o ERRO DO MYSQL na porta 3306:
    Painel de Controle => Firewall do Windows => Configurações Avançadas (Menu esquerdo)

    Vá no Item => REGRAS DE ENTRADA
    Em ações no canto direito clique em Nova Regra…
    Na caixa de dialogo escolha “Programa” e avance
    Navegue até o arquivo vertrigo.exe na sua pasta de instalacao e avance
    Selecione “Permitir a conexão” e avance
    Nesta etapa eu deixei todos os itens marcados
    Digite um nome e uma descrição para a regra
    Conclua

  29. Aí agradeço pela ajuda de vcs tentei todos métodos, aqui falados mais o meu aqui só funfou, quando eu instalei em outra partição e lá mudei para porta 90.

    Meu S.O é o win7 ultimate 64bit, vlw Janey seu comentário me ajudou em parte…

  30. Cara tentei de tudo já! Não só aqui, como também em outros sites… e não deu em nada. O meu “VETRIGOSERV” não quer pega de jeito nem um… e só fica em vermelho! como eu resolve isso? alguém tem alguma explicação???

    PS: desculpa incomodá-los!? Até mais!

    Outra opção de Email: [email protected]

Deixe uma resposta

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Mais Truques e dicas

Transferindo contas de e-mail de um servidor para outro.

Com desenvolvedor para web, sempre deparei com um problema enorme na hora de migrar um domínio de um servidor para outro, principalmente quando usam painéis de controle diferente. Após pesquisar muito na internet e sem recebe suporte adequado dos servidores consegui fazer uma transferência com sucesso de contas de e-mail que estavam hospedados no domains live, […]

Impressão mesclada no Corel Draw X4

Quem trabalha em Gráfica Expressa, já dever ter encarado o desafio de imprimir um convite com os nomes dos convidados fornecidos pelo cliente a partir de uma lista feita em algum editor de texto, ou ter que imprimir etiquetas de endereços de alguma lista também ou até mesmo ter que imprimir ingressos numerados. O que […]

Problemas no envio de arquivo para impressão

Com a evolução dos programas de edição de textos, imagens e gráficos, muita gente que contratava serviços de profissionais para realizar trabalhos gráficos se sentiu a vontade para fazer as próprias artes, como banners, folders, cartazes, convites dentre outros. A qualidade visual desses trabalhos não se discute, o grande problema é a qualidade técnica. 1º […]

Calendário no Corel X4

Se existe uma coisa que todo arte finalista detesta fazer e tem que fazer todo início de ano, é arte de calendário. O que muita gente não sabe, é que existe uma forma bem simples de montar um calendário bem completo através do Corel X4. Ai vai a dica: Abra um novo arquivo no Corel […]