Vertrigo x Windows 7 – Problemas para rodar o Apache e o Mysql

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Quem utiliza o servidor Apache e banco de dados Mysql, podera ter alguns problemas ao migrar do windows xp para o windows 7, no meu caso ocorreram dois erros, o Apache não conseguia utilizar a porta 80 e o Mysql não conseguia utilzar a porta 3306. Após muita pesquisa na internet descobri o seguinte:

Problema 1 (Porta 80 do Apache): O IIS – Internet Information Services parece que vem instalado por padrão no Windows 7 ou por algum motivo foi instalado no meu pc, e utiliza exatamente a porta 80, se você não é programador ASP pode desativa-lo, ou então mudar a porta do Apache para 81 por exemplo, alterando o arquivo httpd.conf de configuração do apache e mudando todas as ocorrências da porta 80 para 81, o problema é que na hora de digitar a url das sua página tem que colocar http://localhost:81/suas paginas e isso é muito ruim na minha opinião. Para desativar o IIS eu achei a solução no Winnext, e transcrevo aqui.

Desativando o IIS e abrindo caminho para o Apache

  • Vá no menu iniciar e clique em Executar ou digite no campo de pesquisa (no caso do Vista/Seven) ou então pressione WinKey+R.
  • Digite services.msc e pressione Enter.
  • Procure por Serviço de Publicação da World Wide Web e clique duas vezes.
  • No menu que desliza em Tipo de inicialização deve estar Automático. Clique e defina como Desativado.
  • Clique em OK e inicie o Apache normalmente.

Bom, no meu caso isso resolveu o problema da porta 80 e liberou o Apache, restou o problema do Mysql.

Problema 2 (Fazer com que o Mysql consiga utilizar a porta 3306): Esse eu descobri por acaso, como toda vez que ia alterar os arquivos de configuração do Apache e do Mysql eu tinha que mudar as permissões para poder gravar e perdia muito tempo com isso, resolvi desativar o Controle de Conta de Usuário do Windows 7 que realmente protege o nosso sistema mas vamos combinar, que ninguém aguenta. Assim que desativei, tentei executar novamento o Mysql e tive a grata surpresa de ele estava funcionando normalmente. Caso queira tentar e não saiba com desativar esse serviço siga os passos abaixo.

  • Vá em Iniciar/Painel de Controle;
  • Clique na opção Contas de Usuários;
  • Clique em Alterar Configurações de Controle de Contas de Usuários;
  • E defina o nível para o mais baixo: Nunca notificar.

No meu caso isso funcionou e espero estar ajudando outros programadores com essa dica.

Um abraço a todos, JOJRPVH – PROGRAMADOR E WEB DESIGNER

  1. Obrigado por comentar, hoje com o windows 10, não tive problemas com as versões atuais do vertrigo, tirando o fato que é preciso criar os aliases direto nos arquivos de configuração do apache, para que funcione. E é necessário criar um novo arquivo com permissão de escrita e leitura e depois apagar o antigo e colocar o editado no lugar.

  2. Aprenda o PHP Orientado a Objetos de forma fácil e prática.
    Curso 100% em vídeo aulas interativas. Matricule-se agora e aproveite mais esta oportunidade.

    Curso com certificado de conclusão.

    Fórum de dúvidas.

    Aulas práticas do PHP Orientado a Objetos.

    5 anos de acesso mais as atualizações que houver no período.

    Link de acesso: https://bit.ly/2zmBnFs

  3. Heya Eu só queria perguntar se você já tiver algum problemas com hackers?

    Meu último blog (wordpress) foi hackeado e acabei por perder várias semanas de trabalho devido a n back-up.
    Tem algum soluções para proteger contra hackers?

  4. Já tive sites atacados, mas não do wordpress. Existem plugins que aumentam a segurança do site. Mas tem que ter muito cuidado na escolha de plugins a serem instalados, pois plugins mal feitos podem se tornar uma porta de entrada para hackers.

Deixe uma resposta

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Mais Truques e dicas

Impressão mesclada no Corel Draw X4

Quem trabalha em Gráfica Expressa, já dever ter encarado o desafio de imprimir um convite com os nomes dos convidados fornecidos pelo cliente a partir de uma lista feita em algum editor de texto, ou ter que imprimir etiquetas de endereços de alguma lista também ou até mesmo ter que imprimir ingressos numerados. O que […]

Problemas no envio de arquivo para impressão

Com a evolução dos programas de edição de textos, imagens e gráficos, muita gente que contratava serviços de profissionais para realizar trabalhos gráficos se sentiu a vontade para fazer as próprias artes, como banners, folders, cartazes, convites dentre outros. A qualidade visual desses trabalhos não se discute, o grande problema é a qualidade técnica. 1º […]

Calendário no Corel X4

Se existe uma coisa que todo arte finalista detesta fazer e tem que fazer todo início de ano, é arte de calendário. O que muita gente não sabe, é que existe uma forma bem simples de montar um calendário bem completo através do Corel X4. Ai vai a dica: Abra um novo arquivo no Corel […]