Transferindo contas de e-mail de um servidor para outro.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Com desenvolvedor para web, sempre deparei com um problema enorme na hora de migrar um domínio de um servidor para outro, principalmente quando usam painéis de controle diferente. Após pesquisar muito na internet e sem recebe suporte adequado dos servidores consegui fazer uma transferência com sucesso de contas de e-mail que estavam hospedados no domains live, (serviço que foi descontinuado deixando muito cliente sem poder criar novas contas de email ou administras as existentes), para o servidor hostgator que utiliza o cpanel para administração da hospedagem.

O primeiro passo foi conseguir um utilitário para baixar o conteúdo das contas para meu computador, utilizei o Mail Store Home, que é gratuito para uso pessoal e tem uma versão paga também com mais recursos, mas a grátis foi suficiente, apesar de permitir a criação de apenas 3 perfis. O bom é que o que você baixa não se perde quando um perfil é apagado, então da para ir criando e deletando perfis se forem mais de 3 contas.

A função do Mail Store Home é fazer backup de suas contas de email. Utilizando a opção Arquivar e-mails, é solicitada a criação de um perfil com as configurações de conexão POP3 ou IMAP que tem que ser ativadas no servidor atual, ai basta pegar as informações fornecidas pelo servidor e criar o perfil.

Consegui baixar contas com mais de 20 mil emails, tive que reiniciar a transferência por várias vezes porque o servidor bloqueava depois de algum tempo, mais em 2 dias baixei tudo.

O segundo passo é exportar esses e-mail para um formato que o servidor de destino receba. Têm a opção de configurar um perfil para transferência via POP3 ou IMAP, mas no caso do hostgator não funcionou, a transferência era feita com sucesso, mas quando eu abria a conta de e-mail não tinha nada lá. Então optei por converter todos os e-mails em para o formato EML que o servidor aceita, quase todos aceitam.

Depois de convertido foi fácil, compactei os arquivos gerados em vários ZIP’s de no máximo 500mb que é o limite de transferência do servidor hostgator e utilizei o CPANEL na opção Conta de Email para criar cada conta existente no servidor antigo. Depois de criar a conta, acessei o acessei o Webmail da conta e criei a pasta para enviar os arquivos, afim de não sobrecarregar a caixa de entrada. Utilizei o ROUNDCUBE para acessar o webmail é o melhor dos 3 que o CPANEL oferece.

Em seguida no CPANEL fui na opção GERENCIADOR DE ARQUIVOS, marquei a opção mostrar arquivos ocultos (importante para ver as pastas criadas no webmail). Transferi  os arquivos ZIP para  a pasta home/mail/seu_dominio/conta_de_email/pasta_criada/cur e em seguida utilizei a opção descompactar do gerenciador de arquivos para extrair os arquivos EML na pasta e apaguei os arquivos ZIP para liberar o espaço no servidor.

Pronto dai foi só abrir o WEBMAIL da conta novamente e os emails lá estavam, perfeitos com anexos e tudo.

IMPORTANTE:

  1. Antes de fazer a mudanças dos DNS do seu domínio do servidor antigo para o novo é necessário fazer o backup dos email e exportar os contatos para o CSV (dados separados por “;”) quase todos os gerenciadores de conta de email reconhecem para importar. Depois de feita a mudança de DNS você não vai mais ter acesso a essas contas, então isso é muito importante.
  2. Informar ao seu cliente que durante 1 dia ou 2 pelo menos ele não poderá utilizar seus emails, pois o prazo para fazer backup, contratar o novo servidor, fazer a mudança de DNS, esperar a publicação dos mesmos, fazer a importação dos contatos para as novas contas, fazer a restauração dos arquivos EML é de no mínimo 2 dias se forem muitos dados.

É isso, espero ter colaborado com alguém, qualquer dúvida fiquem a vontade para entrar em contato por email [email protected] ou [email protected] ou whatsapp +5122999041258.


“Saiba mais sobre a HostGator e seus serviços de hospedagem nesta análise detalhada da empresa.”

 

  1. Usavamos o provedor RedeHost para nossos e-mails, porém fizemos a aquisição do HostGator devido ao domínio do site que estamos desenvolvendo.
    Realizamos todo o procedimento para a troca da DNS, inclusive realizamos o backup pelo ThunderBird, porém, os e-mails que haviam sido trocados anteriormente(Redehost) não estão vindo, pois precisamos fazer a troca do servidor de e-mail(RedeHost para HostGator).
    Seguimos as suas dicas, porém no programa MailStore Server não estamos conseguindo arquivar os e-mails, aparecendo uma mensagem de erro, como proceder?

  2. Usavamos o provedor RedeHost para nossos e-mails, porém fizemos a aquisição do HostGator devido ao domínio do site que estamos desenvolvendo.
    Realizamos todo o procedimento para a troca da DNS, inclusive realizamos o backup pelo ThunderBird, porém, os e-mails que haviam sido trocados anteriormente(Redehost) não estão vindo, pois precisamos fazer a troca do servidor de e-mail(RedeHost para HostGator).
    Seguimos as suas dicas, porém no programa MailStore Server não estamos conseguindo arquivar os e-mails, pois aparece uma mensagem de erro, como proceder?

  3. Você já tentou fazer um backup direto da pasta de emails do servidor da RedeHost via Gerenciador de arquivos do painel de controle e depois copiar esses emails direto para o hostgator usando o gerenciador de arquivos também? Acho que eles usam o mesmo padrão.

Deixe uma resposta

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Mais Truques e dicas

Vertrigo x Windows 7 – Problemas para rodar o Apache e o Mysql

Quem utiliza o servidor Apache e banco de dados Mysql, podera ter alguns problemas ao migrar do windows xp para o windows 7, no meu caso ocorreram dois erros, o Apache não conseguia utilizar a porta 80 e o Mysql não conseguia utilzar a porta 3306. Após muita pesquisa na internet descobri o seguinte: Problema […]

Impressão mesclada no Corel Draw X4

Quem trabalha em Gráfica Expressa, já dever ter encarado o desafio de imprimir um convite com os nomes dos convidados fornecidos pelo cliente a partir de uma lista feita em algum editor de texto, ou ter que imprimir etiquetas de endereços de alguma lista também ou até mesmo ter que imprimir ingressos numerados. O que […]

Problemas no envio de arquivo para impressão

Com a evolução dos programas de edição de textos, imagens e gráficos, muita gente que contratava serviços de profissionais para realizar trabalhos gráficos se sentiu a vontade para fazer as próprias artes, como banners, folders, cartazes, convites dentre outros. A qualidade visual desses trabalhos não se discute, o grande problema é a qualidade técnica. 1º […]

Calendário no Corel X4

Se existe uma coisa que todo arte finalista detesta fazer e tem que fazer todo início de ano, é arte de calendário. O que muita gente não sabe, é que existe uma forma bem simples de montar um calendário bem completo através do Corel X4. Ai vai a dica: Abra um novo arquivo no Corel […]