Impressão mesclada no Corel Draw

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Quem trabalha em Gráfica Expressa, já dever ter encarado o desafio de imprimir um convite com os nomes dos convidados fornecidos pelo cliente a partir de uma lista feita em algum editor de texto, ou ter que imprimir etiquetas de endereços de alguma lista também ou até mesmo ter que imprimir ingressos numerados. O que muitos não sabem, é que esse trabalho fica muito fácil se utilizarmos o recurso IMPRESSÃO MESCLADA do Corel Draw.

O processo é bem simples, vamos criar uma etiqueta de endereços para mala direta como exemplo.
Primeira etapa:
Criação da arte da etiqueta: Vamos fazer uma arte bem simples, com os campos Nome, Endereço, Cidade, Estado e CEP.

img01

Segunda etapa: Criação de um arquivo com os dados a serem inseridos nas etiqueta.
O arquivo pode ser feito em qualquer editor de textos, cada campo deverá ser separado por uma vírgula e cada novo registro deverá ser separado por um parágrafo no fim da linha. A primeira linha deverá conter os nomes dos campos.

Exemplo: Os dados são fictícios.

NOME, ENDERECO, CIDADE, ESTADO, CEP
Marcos Antônio da Silva, São Paulo, SP, XX000-000
Paula da Costa Campos, Mariana, MG, XX000-001
Claudia de Oliveira, Rio de Janeiro, RJ, XX000-002
Raimundo Alves de Brito, Palmas, TO, XX000-03
Eleonora Brito de Almeida, Mariana, MG, XX000-04
Agenor Antunes da Silva, Porto Alegra, RS, XX000-05

E daí por diante…

O arquivo deve ser salvo com a extensão CSV ou TXT, existem outras opções de arquivos de dados mas essas são as mais simples. Normalmente uso o BLOCO DE NOTAS do Windows para digitar esses dados é mais simples e não gera nenhum tipo de formatação que possa atrapalhar a importação dos dados para o COREL.

No meu exemplo salvei como dados.txt.

Terceira etapa: Importação do arquivo para o COREL.

Com a arte da etiqueta aberta no COREL, vá ao menu ARQUIVOS – IMPRESSÃO MESCLADA – CRIAR/CARREGAR CAMPOS DE MESCLAGEM

img02

Escolha a opção IMPORTAR TEXTO DE UM ARQUIVO OU ORIGEM DE DADOS ODBC

img03

Na próxima tela marque a opção ARQUIVO e procure o arquivo com os dados, em seguida clique em AVANÇAR. (selecione o tipo do seu arquivo na lista de seleção ARQUIVOS TIPO para que os arquivos txt apareçam na listagem)

img04

Se estiver tudo correto em seu arquivo de dados na próxima tela aparecerá uma lista com o nome dos campos, ai você pode incluir novos campos, renomear, mudar a ordem ou simplesmente clicar em AVANÇAR.

img05

Na próxima tela você verá uma listagem com o conteúdo do seu arquivo de dados, nessa tela você pode selecionar quais registro serão utilizados ou utilizar todos, que é o padrão, essa opção é útil no caso de reimpressão de apenas alguns registros.

img06

Em seguida clique em AVANÇAR novamente.

Nessa tela você tem a opção de salvar as suas configurações (eu nunca salvo) e clicar em concluir para voltar ao arquivo.

img07

Quarta etapa: Incluir os campos na arte.

Quando voltar a edição do arquivo você notará uma janela suspensa com o título impressão mesclada, ai basta selecionar os campos na lista e clicar em INSERIR, coloque cada campo na posição correta e salve o arquivo.

img08

img09

É possível aplicar todas a configurações de texto no campo, cor, negrito, itálico, tipos de fonte, etc…

Quinta etapa: Impressão

A quinta e última etapa é a impressão ou geração de um arquivo com os dados mesclados para depois imprimir, nesse exemplo vamos optar por imprimir.

Na janela suspensa de impressão mesclada clique no botão imprimir;

img10

Selecione a impressora e clique em visualizar impressão;

img11

Clique no botão à esquerda da tela Ferramenta Layout de Imposição;
Distribua a página em tantas linhas e colunas quanto forem necessárias;

img12

Ative as marcas de corte, e pronto pode imprimir suas etiquetas.

img13

Conclusão:

Com esse recurso e alguma criatividade você pode produzir diversos tipos de impressos personalizados e até numerados.

Mãos a obra e bom trabalho.

Qualquer duvida ou crítica, fique a vontade para postar comentários.

José de Oliviera Júnior – Arte-Finalista e Web Designer.

  1. OLÁ GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO FAZER 10.000 ETIQUETAS NA IMP´RESSAÕ MESCLADA, COM O LOGOTIPO DO CLIENTE, E COM O CÓDIGO DE BARRAS (SEQUENCIAL) EU SEMPRE FAÇO IMPRESSÃO MESCLADA NO COREL SÓ QUE COM NUMEROS (SEM CÓDIGO DE BARRA) O TAMANHO DA ETIQUETA QUE PRECISO É 30X10mm TERIA COMO???

  2. Interessante que eu estava pesquisando exatamente isso para atender um cliente, mas por enquanto não encontrei uma solução, assim que descobrir alguma coisa, publico no blog. Abs. Jr.

  3. Olá, gostariade saer se é possível fazer no corel X4 impressão mescladas com dois numeros na mesma página? ex: de 001 a 500 e de 501 1000?
    Obrigado!

  4. Claro que sim, é só você criar dois campos do tipo número e definir o inicio e fim de cada um, depois inserir no documento e cada um vai ter seu próprio incremento. Abs. Jr.

  5. Você pode voltar no menu Arquivo e Editar Campos de Mesclagem, e continuar a partir dai novamente. Acho que é o único jeito. Abraço, Jr.

  6. Amigo uso o corel x5, e não estou conseguido colocar mais de um campo, só dá para colocar um campo, como faço para colocar?

  7. Não entendi se você não está conseguindo adicionar o campo na arte ou se o programa não está reconhecendo o segundo campo no arquivo de dados, se você utilizou um arquivo como o exemplo que eu dei com os campos separados por virgula. Mas se quiser pode passar teu arquivo para meu e-mail ([email protected]) que dou uma olhada e te retorno. Abraço, Jr.

  8. Obrigado pelo post! É muito útil. Consegui fazer tudo direito mas fiquei com uma dúvida. Queria saber se há alguma maneira de não ter de carregar os campos de impressão mesclada toda a vez que abrimos a arte da etiqueta. Quando abrimos a arte, o Corel não pode ir automaticamente ao arquivo de dados e actualizar os campos?

    Abraço

  9. Bom dia Pedro, na última etapa da criação da impressão mesclada, tem a opção de salvar os dados para o documento, antes de inserir os campos na área de trabalho. Abs. Jr.

  10. Obrigado pela resposta mas ainda não consigo fazer o que queria. Cliquei na opção de salvar os dados para o documento, antes de inserir os campos na área de trabalho mas é igual… de todas as vezes que abro a arte da etiqueta, tenho de carregar os campos, seleccionar o arquivo no computador e só depois desses passos todos é que consigo executar a impressão mesclada. Tenho mesmo que completar esses passos todos?

  11. Realmente, tentei algumas opções mas não deu certo, tem que fazer o processo todo mesmo. O que eu costumo fazer para guardar as etiquetas prontas é mesclar para um arquivo e depois gerar um pdf que é bem mais rapido de imprimir. Abs. Jr.

  12. Bom dia

    Gostaria de saber se gerar um PDF das impressões de numeros em uma rifa p/b sai mais rápido e como fz isto

    Grato

  13. Tem sim, é só instalar o cutpdf da pra baixar no baixaki.com.br ai ele gera uma impressora e é só imprimir pra ela. Abs. Jr.

  14. Oi, boa tarde,
    Preciso de sua ajuda.
    Estou tentando imprimir uma imagem no corel mas aparece uma mensagem “Resolução de imagem abaixo de 96 dpi”. Mesmo com essa mensagem faço a impressão e realmente não fica bom, como faço para aumentar os dpis. Só para vc entender melhor, uma igem foi tirada da internet e outra e uma foto comum salva em PNG. Grata.

  15. Boa tarde Renata. Imagens da internet normalmente variam de 72 a 96dpi, são imagens para serem vistas no monitor e não para impressão, imagens para impressão devem ter acima de 200dpi, se for para gráfica acima de 300dpi, não tem como aumentar a resolução de uma imagem que já foi gerada em baixa, a qualidade não vai aumentar, você vai apenas aumentar a quantidade de pontos que formam a imagem, mas ela vai continuar desfocada. Na pesquisa de imagens do google, você pode definir a busca para imagens grandes, na barra lateral esquerda, ai pode ser que consiga uma imagem com resolução maior, ou então teria que utilizar um scanner para tira imagens de revistas ou fotos ou uma maquina com mais de 3 megapix. No site http://br.freepik.com/ você vai encontrar muitas imagens com qualidade e grátis, o que é melhor. Abs. Jr.

  16. trabalho com impressão mesclada a 4 anos e descobri metodos para imprimir codigo de barras com numeração em sequencia, é muito facil e pratico, porem só faço em um tipo de codigo. faço de 1 a 100.000 numerações com etapas de 10.000 cada em um unico dia!

  17. Olá.. trabalho há anos com o corel e por incrível que pareça não conhecia a impressão mesclada. Achei bem legal e deu tudo certinho. Estou aqui caçando uma forma de selecionar o numero do incremento (ex: de 5 em 5, 10 em 10) mas não consegui achar.. deve ser bem fácil, mas não estou achando.. tem como? Ou é mais fácil fazer o arquivo e importar? Abraço

  18. Boa Tarde, dando uma busca na net vi estes posts, ai fique curioso, hoje tenho um banco de dados no acess e fiz mala direta de etiquetas no word e imprimo mesclado os dados dos meus clientes, gostaria de saber se posso usar esse banco de dados usando o corel x5, e como fazer.

    de já agradeço.

  19. Boa tarde José Raimundo, da pra usar sim, você só precisa salvar seu banco de dados como arquivo cvs (campos separados por virgula) e ai seguir os passos do tutorial. Abs. Jr.

  20. Olá! Estou fazendo crachás para um empresa e a impressão mesclada sempre me atendeu. Porém, nesta empresa existem muitas pessoas com nomes enormes e com isso a impressão sai fora do template.
    Existe um jeito de deixar a impressão em duas linhas, ou diminuir o tamanho automaticamente?
    Muito obrigado! Abraço 🙂

  21. Oi wilson, seguinte, o que eu costumo fazer é mesclar para um novo documento ao invés de mesclar direto para a impressora, ai eu faço as correções e mando imprimir, outra forma seria criar dois campos, e e ai colocar um em baixo do outro. De forma automática não vi nenhuma solução. Abraço, Jr.

  22. Boa tarde, obrigado pelo excelente tutorial.
    Gostaria de saber se é possível salvar cada página gerada na impressão mesclada separadamente. Ou seja, a partir da impressão mesclada gerar vários arquivos (pdf por exemplo) separados.
    Obrigado! Att.

  23. Oi Marcio, o corel tem por padrão uma impressora com saída para um arquivo eps, é a primeira impressora da lista (Arquivo postscript independente de dispositivo), que depois pode ser importado para o corel no formato da página que foi impressa. Outra opção, seria baixar um desses programas gratuitos que criam uma impressora pdf no windows, e imprimir nele. Espero ter ajudado. Abs, Jr.

  24. Olá Admin, supondo que eu tenha 100 etiquetas, cada uma com um nome, ate ai gerei o arquivo tranquilo usando um CSV e etc. porém cada etiqueta tem uma logo, seja em jpg ou sgv(vetor) consigo fazer uma rotina pra importa-las respectivamente e subistituir por exemplo ?

  25. E possível enviar o documento por e-mail ao invés de imprimir?
    Obrigado e parabéns pelo seu trabalho!
    Eduardo

  26. Muito bom, perfeito…
    Para código de barras é muito simples, eu instalei a fonte IDAutomationHC39M_Free.otf que gera o código de barras mediante aos dados de código numérico que vem do arquivo mesclado. (basta inserir ! antes e depois dos número !<codigo!).

  27. Oi Eduardo, teria que mandar mesclar para um novo arquivo e exportar como pdf depois, ai é só enviar por e-mail. Abs

  28. gostaria de saber se alguém consegue realizar este processo de mala direta utilizando fotos para crachas, pois até agora não consegui.
    considero o corel o melhor programa, mas não entendo porque até hoje eles não criaram esta possibilidade, já que no word consigo fazer isto tranquilamente criando uma simples tabela com um campo de imagem. é uma pena o corel não possibilitar já que é bem melhor que o word. se alguém conseguir favor compartilhar conosco, enquanto isto, vou tentando descobrir e se conseguir volto e posto para vocês.

  29. Excelente dica! Mas, e no caso do campo ser muito extenso e ter que ocupar duas linhas, por exemplo. Como criar esse limite para o campo usar uma linha a mais para endereço? Existe essa possibilidade.

  30. Excelente dica! Mas, e no caso do campo ‘endereço’ ser muito extenso e ter que ocupar duas linhas, por exemplo. Como criar esse limite para o campo usar uma linha a mais para endereço? Existe essa possibilidade.

  31. Oi Anderson, tem duas opções, uma é você criar mais de um campos para o endereço e dividir na hora de criar o arquivo de dados, outra é colocar esse campo dentro de uma caixa de texto ao invés de texto artístico como é feito na forma padrão. Vai funcionar normalmente, só tem que ter o cuidado de não colocar texto muito grande que extrapole o limite da caixa de texto na altura. Abs. Jr.

  32. Não entendi a pergunta, você diz na mesma página? Se for acho que não funciona, porque o que faz trocar de um registro para outro é o salto de página tanto na geração de um arquivo quanto na impressão. No word tem um recurso de mala direta em que você pode colocar um simbolo de mudança de registro na mesma página mas no corel eu não vi essa opção. Abs. Jr.

  33. OLA GOSTARIA DE SABER SE RODA ESSA NUMERAÇAO DE 001 A 1000 NO COREL X6 E COMO FAÇO PARA RODAR, OU RODA SOMENTE NO X4 ? AGUARDO RESPOSTA

  34. Roda sim

    Menu Arquivo
    Impressão Mescladas
    Criar Carregar Campos de Mesclagem
    Criar novo texto
    Em Numeric Field ou Campo Numérico dê um nome tipo “numerador”
    clique em adicionar
    selecione o campo criado
    Em formato numérico escolha o formato que achar melhor, nesse caso um com ao menos 4 digitos
    Desligue o campo incrementar continuamento o campo numérico
    digite um valor inicial e um valor final, no caso 1 e 1000
    Clique em avançar e na próxima tela também
    Depois clique em concluir
    Na caixa de ferramenta de mesclagem que aparece selecione o campo criado e clique em inserir.
    Caso queira mais de um numerador na mesma página basta repetir a inserção e formatar o campo do jeito que quiser, inclusive pode rotacionar.
    Depois é só selecionar imprimir ou mesclar para novo documento.

    É isso. Abs. Jr.

  35. Preciso de ajuda para inserir as fotos variáveis também no Corel, alguém pode me ajudar? Estou fazendo crachas.

  36. Preciso saber se da para fazer a impressão na vertical e não somente na horizontal.
    Referente ao código de barras não sei se alguém já respondeu mas essa questão
    eu posso ajudar, apenas mandem e-mail para [email protected] que explico certinho.

    Abraços

Deixe uma resposta

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Mais Truques e dicas

Problemas no envio de arquivo para impressão

Com a evolução dos programas de edição de textos, imagens e gráficos, muita gente que contratava serviços de profissionais para realizar trabalhos gráficos se sentiu a vontade para fazer as próprias artes, como banners, folders, cartazes, convites dentre outros. A qualidade visual desses trabalhos não se discute, o grande problema é a qualidade técnica. 1º […]

Calendário no Corel Draw

Se existe uma coisa que todo arte finalista detesta fazer e tem que fazer todo início de ano, é arte de calendário. O que muita gente não sabe, é que existe uma forma bem simples de montar um calendário bem completo através do Corel X4. Ai vai a dica: Abra um novo arquivo no Corel […]