Impressão mesclada no Corel Draw X4

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Quem trabalha em Gráfica Expressa, já dever ter encarado o desafio de imprimir um convite com os nomes dos convidados fornecidos pelo cliente a partir de uma lista feita em algum editor de texto, ou ter que imprimir etiquetas de endereços de alguma lista também ou até mesmo ter que imprimir ingressos numerados. O que muitos não sabem, é que esse trabalho fica muito fácil se utilizarmos o recurso IMPRESSÃO MESCLADA do Corel Draw.

O processo é bem simples, vamos criar uma etiqueta de endereços para mala direta como exemplo.
Primeira etapa:
Criação da arte da etiqueta: Vamos fazer uma arte bem simples, com os campos Nome, Endereço, Cidade, Estado e CEP.

img01

Segunda etapa: Criação de um arquivo com os dados a serem inseridos nas etiqueta.
O arquivo pode ser feito em qualquer editor de textos, cada campo deverá ser separado por uma vírgula e cada novo registro deverá ser separado por um parágrafo no fim da linha. A primeira linha deverá conter os nomes dos campos.

Exemplo: Os dados são fictícios.

NOME, ENDERECO, CIDADE, ESTADO, CEP
Marcos Antônio da Silva, São Paulo, SP, XX000-000
Paula da Costa Campos, Mariana, MG, XX000-001
Claudia de Oliveira, Rio de Janeiro, RJ, XX000-002
Raimundo Alves de Brito, Palmas, TO, XX000-03
Eleonora Brito de Almeida, Mariana, MG, XX000-04
Agenor Antunes da Silva, Porto Alegra, RS, XX000-05

E daí por diante…

O arquivo deve ser salvo com a extensão CSV ou TXT, existem outras opções de arquivos de dados mas essas são as mais simples. Normalmente uso o BLOCO DE NOTAS do Windows para digitar esses dados é mais simples e não gera nenhum tipo de formatação que possa atrapalhar a importação dos dados para o COREL.

No meu exemplo salvei como dados.txt.

Terceira etapa: Importação do arquivo para o COREL.

Com a arte da etiqueta aberta no COREL, vá ao menu ARQUIVOS – IMPRESSÃO MESCLADA – CRIAR/CARREGAR CAMPOS DE MESCLAGEM

img02

Escolha a opção IMPORTAR TEXTO DE UM ARQUIVO OU ORIGEM DE DADOS ODBC

img03

Na próxima tela marque a opção ARQUIVO e procure o arquivo com os dados, em seguida clique em AVANÇAR. (selecione o tipo do seu arquivo na lista de seleção ARQUIVOS TIPO para que os arquivos txt apareçam na listagem)

img04

Se estiver tudo correto em seu arquivo de dados na próxima tela aparecerá uma lista com o nome dos campos, ai você pode incluir novos campos, renomear, mudar a ordem ou simplesmente clicar em AVANÇAR.

img05

Na próxima tela você verá uma listagem com o conteúdo do seu arquivo de dados, nessa tela você pode selecionar quais registro serão utilizados ou utilizar todos, que é o padrão, essa opção é útil no caso de reimpressão de apenas alguns registros.

img06

Em seguida clique em AVANÇAR novamente.

Nessa tela você tem a opção de salvar as suas configurações (eu nunca salvo) e clicar em concluir para voltar ao arquivo.

img07

Quarta etapa: Incluir os campos na arte.

Quando voltar a edição do arquivo você notará uma janela suspensa com o título impressão mesclada, ai basta selecionar os campos na lista e clicar em INSERIR, coloque cada campo na posição correta e salve o arquivo.

img08

img09

É possível aplicar todas a configurações de texto no campo, cor, negrito, itálico, tipos de fonte, etc…

Quinta etapa: Impressão

A quinta e última etapa é a impressão ou geração de um arquivo com os dados mesclados para depois imprimir, nesse exemplo vamos optar por imprimir.

Na janela suspensa de impressão mesclada clique no botão imprimir;

img10

Selecione a impressora e clique em visualizar impressão;

img11

Clique no botão à esquerda da tela Ferramenta Layout de Imposição;
Distribua a página em tantas linhas e colunas quanto forem necessárias;

img12

Ative as marcas de corte, e pronto pode imprimir suas etiquetas.

img13

Conclusão:

Com esse recurso e alguma criatividade você pode produzir diversos tipos de impressos personalizados e até numerados.

Mãos a obra e bom trabalho.

Qualquer duvida ou crítica, fique a vontade para postar comentários.

José de Oliviera Júnior – Arte-Finalista e Web Designer.

  1. a isso sim, acho que me expressei errado.
    Trabalho em uma metalurgica, pelo nosso processo preciso setar na hora da impressão a sequencia na vertical só que manualmente

    ex.: preciso de 1000 etiquetas em aluminio, trabalho com tamanho legal por aproveitamento de material. então tenho que fazer a sequencia conforme abaixo.

    1 6 11
    2 7 12
    3 8 13
    4 9 14
    5 10 15

    e ele sempre me fornece essa sequencia na horizontal se por no automatico

    1 2 3
    4 5 6
    7 8 9
    10 11 12
    13 14 15
    o que não é viavel para agilizar nossa produção.
    até agora não consegui resolver este problema.

  2. Olha, eu ja consigo numerar em folharx diferentes. Meu problema e’ como fasso para colocar numeracao diferente na mesma pagina… Em paginas diferents e’ mega facil. O problema e’ numerar na mexma pagina numeros diferentx!!!!

Deixe uma resposta

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Mais Truques e dicas

Transferindo contas de e-mail de um servidor para outro.

Com desenvolvedor para web, sempre deparei com um problema enorme na hora de migrar um domínio de um servidor para outro, principalmente quando usam painéis de controle diferente. Após pesquisar muito na internet e sem recebe suporte adequado dos servidores consegui fazer uma transferência com sucesso de contas de e-mail que estavam hospedados no domains live, […]

Vertrigo x Windows 7 – Problemas para rodar o Apache e o Mysql

Quem utiliza o servidor Apache e banco de dados Mysql, podera ter alguns problemas ao migrar do windows xp para o windows 7, no meu caso ocorreram dois erros, o Apache não conseguia utilizar a porta 80 e o Mysql não conseguia utilzar a porta 3306. Após muita pesquisa na internet descobri o seguinte: Problema […]

Problemas no envio de arquivo para impressão

Com a evolução dos programas de edição de textos, imagens e gráficos, muita gente que contratava serviços de profissionais para realizar trabalhos gráficos se sentiu a vontade para fazer as próprias artes, como banners, folders, cartazes, convites dentre outros. A qualidade visual desses trabalhos não se discute, o grande problema é a qualidade técnica. 1º […]

Calendário no Corel X4

Se existe uma coisa que todo arte finalista detesta fazer e tem que fazer todo início de ano, é arte de calendário. O que muita gente não sabe, é que existe uma forma bem simples de montar um calendário bem completo através do Corel X4. Ai vai a dica: Abra um novo arquivo no Corel […]