Problemas no envio de arquivo para impressão

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Com a evolução dos programas de edição de textos, imagens e gráficos, muita gente que contratava serviços de profissionais para realizar trabalhos gráficos se sentiu a vontade para fazer as próprias artes, como banners, folders, cartazes, convites dentre outros. A qualidade visual desses trabalhos não se discute, o grande problema é a qualidade técnica.

1º problema: A escolha do programa para realização do trabalho.

Se a intenção é criar um texto com algumas imagens ou gráficos para impressão em laser ou inkjet, editores de texto como MS WORD, OPEN OFFICE e outros similares resolvem bem o problema, mas se o trabalho tiver que ser impresso em gráfica ou birô de impressão podem ocorrer alguns problemas.

A impressão em gráfica utiliza o padrão CMYK para a composição das cores do impresso, enquanto que os editores de texto trabalham na maioria das vezes com o padrão RGB, esse fato fará com que as cores do produto final fiquem bem diferentes do que aparece no monitor do computador e nas provas feitas em impressoras inkjet ou lasers.

São necessárias marcas de registro para garantir que cada cor seja impressa na posição exata do papel, evitando assim distorções e fantasmas, principalmente nos textos. Os editores de texto não têm recursos para gerar marcas de corte e de registro. Nesse caso seria necessário utilizar programas como Corel Draw, Page Maker, Adobe Ilustrator e outros programas que exigem conhecimentos técnicos, mas que produzem um resultado profissional.

Algumas pessoas insistem em utilizar o Power Point para criação de banners, principalmente alunos de faculdades, realmente é um programa fácil de utilizar e que produz efeitos visuais bem interessantes, mas que infelizmente não são compatíveis com os programas de impressão em grandes formatos utilizados pelos birôs. É bom lembrar que o Power Point e seus similares são programas para gerar apresentações que serão exibidas em data show ou gravadas em cd para serem vistas no computador, e são muito bons nisso, mas péssimos quando se trata de impressão. A melhor opção nesses casos para quem não tem como utilizar um software profissional seria utilizar o Publisher do Office ou o BrOffice Draw(Gratuito) que resolvem bem o problema, mas mesmo assim e aconselhável não utilizar as texturas prontas que acompanham os produtos, e se for possível trabalhar sempre com cores CMYK.

2º problema: A escolha das imagens para ilustrar os trabalhos.

Imagens para impressão em gráfica devem ter no mínimo 300dpi, e não adianta fazer download de uma imagem de baixa resolução da internet e depois utilizar um editor de imagens (Photoshop, Photo Paint, etc.) para aumentar a resolução para 300dpi, o resultado final é péssimo.
Imagens para impressão em banners precisam ficar com um mínimo de 72 dpi no tamanho final, e normalmente as imagens encontradas na internet já estão com 72 dpi no tamanho para apresentação na tela do computador, portanto não servem para ser ampliadas. Isso não quer dizer que não se encontre imagens de qualidade na internet, existem vários sites que oferecem imagens de qualidade e algumas vezes até gratuitas.

3º problema: Uso de fontes de caracteres.

Quando instalamos o Windows em nossos computadores, é instalado um grupo de fontes padrão do Windows, essa fontes vão estar presentes em todos os computadores em que o Windows for instalado. A medida em que instalamos novos programas, outros pacotes de fontes são instalados, além das fontes que adquirimos através de CDs ou mesmo pela internet. Nesse caso corremos o risco de utilizar uma fonte em nosso trabalho que não vai estar presente no computador da gráfica ou birô que irá imprimi-lo. portanto temos sempre que nos lembrar de enviar as fontes utilizadas junto com o arquivo, ou utilizar apenas fontes comuns do Windows, no caso, arial, times e outras que são instaladas por padrão. No caso do Corel Draw e outros programas gráficos é possível transformar essas fontes em objetos de desenho evitando assim ter que enviá-las junto com o arquivo. Caso não tenhamos esse cuidado corremos o risco de ter um resultado final bem diferente do esperado.

Conclusão

A intenção desse texto é orientar os que necessitam desse tipo de serviço e passaram pela experiência ter um trabalho impresso sem qualidade e ouviram da equipe da gráfica que o problema estava no seu arquivo. A melhor opção é contratar um arte-finalista para fazer esse tipo de serviço. Existem algumas gráficas e birôs de impressão que não cobram pelo trabalho da arte, desde que sejam contratados para fazer a impressão. Mas se você é daqueles que faz questão de fazer suas próprias artes, consulte a gráfica ou birô de impressão para evitar problemas.

Qualquer dúvida ou critica, fique a vontade para postar comentários.

José de Oliveira Júnior (Arte-finalista e Web designer)

  1. Não entendi a pergunta, mas ai vai, todas as plotters que trabalham com impressão postscript usam tanto cmyk quanto rgb, mas a melhor qualidade se consegue com cmyk (tipo a roland vp540, encad novajet pro, etc) Impressoras de cartões em PVC da DATACARD tambem conseguem melhor resultado em cmyk. Apenas equipamentos que não são profissionais utilizam somente cor RGB.

Deixe uma resposta

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Mais Truques e dicas

Transferindo contas de e-mail de um servidor para outro.

Com desenvolvedor para web, sempre deparei com um problema enorme na hora de migrar um domínio de um servidor para outro, principalmente quando usam painéis de controle diferente. Após pesquisar muito na internet e sem recebe suporte adequado dos servidores consegui fazer uma transferência com sucesso de contas de e-mail que estavam hospedados no domains live, […]

Vertrigo x Windows 7 – Problemas para rodar o Apache e o Mysql

Quem utiliza o servidor Apache e banco de dados Mysql, podera ter alguns problemas ao migrar do windows xp para o windows 7, no meu caso ocorreram dois erros, o Apache não conseguia utilizar a porta 80 e o Mysql não conseguia utilzar a porta 3306. Após muita pesquisa na internet descobri o seguinte: Problema […]

Impressão mesclada no Corel Draw X4

Quem trabalha em Gráfica Expressa, já dever ter encarado o desafio de imprimir um convite com os nomes dos convidados fornecidos pelo cliente a partir de uma lista feita em algum editor de texto, ou ter que imprimir etiquetas de endereços de alguma lista também ou até mesmo ter que imprimir ingressos numerados. O que […]

Calendário no Corel X4

Se existe uma coisa que todo arte finalista detesta fazer e tem que fazer todo início de ano, é arte de calendário. O que muita gente não sabe, é que existe uma forma bem simples de montar um calendário bem completo através do Corel X4. Ai vai a dica: Abra um novo arquivo no Corel […]