Calendário no Corel Draw

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Se existe uma coisa que todo arte finalista detesta fazer e tem que fazer todo início de ano, é arte de calendário. O que muita gente não sabe, é que existe uma forma bem simples de montar um calendário bem completo através do Corel X4.

Ai vai a dica:

Abra um novo arquivo no Corel X4, pode deixar a página no formato A4 mesmo que é o padrão. Mude apenas a orientação para o modo paisagem, pois fica melhor para encaixar o calendário na página.

cal01

Em seguida acesse a o menu [Ferramentas][Macros][Executar macro]

cal02

Na janela que vai abrir, escolha a opção [CalendarWizard [CalendarWizard.gms] e clique em [executar].

cal03

Quadro Calendar Date:

Selecione o ano para o calendário a ser gerado.
Clique na opção [All] para criar um calendário com todos os meses do ano.

Quadro Calendar Language:

Mude a linguagem para português.
Escolha o dia em que começa a semana.
Defina os feriados no botão [Holidays].

Layout:

Escolha a opção [Year: 12 Small [4×3].

Nas abas Page Layout, Samall: Header e Small Body, você pode definir as opções de apresentação de cada parte do seu calendário, ai valem as suas escolhas.

cal04

Quando terminar todas a configurações, basta clicar no botão [GENERATE] e pronto você tem um calendário prontinho na sua página no formato vetorial,  podendo ser modificado e  inserido nas artes em que for necessário.

Espero que essa dica tenho sido útil para seus trabalhos.

José de Oliveira Júnior (Arte finalista e Web designer)

Anúncios google

 

  1. Boa noite, parabéns pelo teu site…sou Web Designer também, estou no começo porém não sabia disso isso é uma dica muito importante, obrigado foi de grande ajuda, parabéns!!

    abraços, Keyner Welkler.

  2. Ja faz umm tempo que trabalho com o corel, mas nunca tinha prestado atenção nessa funçaõ, valeu pela dica, foi de grande ajuda para o meu conhecimento.

    abraços.
    Kelly design.

  3. Acho que não Adriana, só da para mudar a linguagem do calendário gerado, os comandos não tem tradução e o editor de macros não permite a alteração dessa macro. Abraço, Jr.

  4. Estou com um desenho no corel x4 e quero exportá-lo, mas qdo vou exportar a imagem fica muito grande depois, o que fazer? Eu sei que o prblema está no tamanho dos objetos, na alteração das vírgula e não sei como resolver.Tem como dar uma força, desde ja agradeço, ok!

  5. Oi Oseas, pelo que entendi você esta querendo criar uma imagem a partir de um gráfico do corel x4. O processo é: Arquivo/exportar e escolher o tipo JPG que é imagem compactada, na hora de escolher a resolução da imagem, o ideal é colocar as medidas da imagem no tamanho que você vai precisar, a resolução ficar em 100dpi e padrão de cores RGB para tela e CMYK para impressão, isso faz com que o arquivo fique com uma qualidade boa até o tamanho que você definiu e não fique muito grande em kbytes, mas se tiver que ampliar vai perder qualidade. Aqui nos trabalhamos com impressão em de banners e sempre faço isso. Se quiser enviar o arquivo para meu e-mail ([email protected]) posso dar uma olhada e te retornar. Abs. Jr.

  6. Excelente post, muito útil para mim também.
    Trabalho com design há um bom tempo e não conhecia esta funcionalidade.
    Obrigado! 🙂

  7. Adorei as dicas , to começando e tenho muito chão ainda , mas to sempre procurando fazer coisas no Corel .
    Só ta apanhando ainda em salvar as imagens em outro arquivo ,mas consigo sei q ñ é dificel .Brigadão.

  8. Não entendi o salvar imagens em outro arquivo, seria outro tipo de arquivo? Ai tem que usar a opção arquivo/exportar, ou então seria ir no menu arquivo/salvar como e mudar de nome. Seria isso? Qualquer dúvida pode nos passar que teremos o maior prazer em ajudar. Abs. Jr.

  9. Olá, minha empresa pediu que eu crie com certa urgencia um capa para um bloco de notas no tam: 10×7, mas não sei como fazer, estou sem ideias. Tenho que colocar 3 maquinas que fabricamos na capa. vc pode me ajudar?? posta ai umas ideias de capas pra mim. Obrigada adoro seu site.

  10. Bom dia Nina, a nossa proposta é dar dicas e não fornecer arte online, mas se você me enviar as imagens das máquinas e o nome da empresa ou logomarca posso tentar fazer alguma coisa e te enviar por e-mail. Abs. Jr.

  11. olá, eu estou com um serviço pra mim fazer um calendario só que quando eu abro o meu Corel nessas opções, nao tem o Calendar Wizard, o que eu faço?

  12. Olá fiz curso de Design há algum tempo mas não consigo lembrar como colocar os feriados no calendário,
    alguém aí me ajuda a lembrar???

  13. Não me lembro de ter essa opção no calendário do corel, mas você pode editar o calendário depois de pronto e marcar as datas que quiser. Abs Jr.

  14. Boa tarde, não conhecia essa forma de montar calendário do CorelDraw, gostei da dica e do site de vcs, muito bom. Só estou com uma dúvida, se é possível colocar o titulo (nome) do feriado dentro do mês (abaixo dos dias), exemplo: 25 – Natal, na opção [Year: 12 Small [4×3]?

  15. Eu acredito que não dê pra fazer da forma que você quer, mas o calendário é editável depois de pronto, ai você pode incluir essas informações e destacalas inclusive. Mas vou dar uma olhada e te retorno. Abraço, Jr.

Deixe uma resposta

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Mais Truques e dicas

Impressão mesclada no Corel Draw

Quem trabalha em Gráfica Expressa, já dever ter encarado o desafio de imprimir um convite com os nomes dos convidados fornecidos pelo cliente a partir de uma lista feita em algum editor de texto, ou ter que imprimir etiquetas de endereços de alguma lista também ou até mesmo ter que imprimir ingressos numerados. O que […]

Problemas no envio de arquivo para impressão

Com a evolução dos programas de edição de textos, imagens e gráficos, muita gente que contratava serviços de profissionais para realizar trabalhos gráficos se sentiu a vontade para fazer as próprias artes, como banners, folders, cartazes, convites dentre outros. A qualidade visual desses trabalhos não se discute, o grande problema é a qualidade técnica. 1º […]